Período Cambriano

 Seguindo nossas postagens sobre o tempo geológico, hoje vamos falar do Período Cambriano. Mas antes vamos estabelecer algumas coisas. Esse período está inserido dentro do Éon Fanerozóico e da Era Paleozoico. 

Daqui para frente muitas coisas vão acontecer em um "curto" espaço de tempo. Então se liga para não perder nada.

Período Cambriano 538 - 486 m.a (Idade dos Trilobitas)

O período cambriano, também  é chamada de Idade dos Trilobitas, pois esses animais tiveram seu auge de desenvolvimento e dominância. Vamos ter um post no Blog só sobre isso.

Não há informação sobre como era o clima nesse período. Sabe-se que toda a vida do planeta estava na água. 

Houve uma grande diversificação de organismo (metazoários) no período Cambriano a chamada Explosão Cambriana; havia uma fauna com ecologia diversificada. A grande maioria do grupo dos invertebrados surgiram nessa período. Além disso, surgiram os peixes agnatas, que são os peixes sem mandíbula, com isso aparecem os primeiros cordados. Ocorreu uma diversificação da fauna de animais com esqueletos externos e das faunas bentônicas.

Nesse período ocorreu a Fauna de Burgess que era  uma fauna de animais muito estranhos exclusiva desse período. Ela foi descrita pela primeira vez em Burgess Pass, Canada. 125 gêneros e 140 espécies. A maioria dos animais da Fauna de Burgess vivia em águas rasas e tinha corpo mole, com apenas uma minoria apresentando esqueleto.



Comentários

Postagens mais visitadas