Tafonomia

 A tafonomia estuda o processo de fossilização e as modificações que acontecem nos restos de organismos até virarem fóssil. Ela vai analisar essas mudanças para tentar entender como ocorreu a morte, como era o organismo, quais eram suas condições ambientais e ecológicas.

A tafonomia é uma área muito vasta, para te ajudar vamos fazer um breve resumo dos pontos mais importantes. 

No processo de fossilização tem três etapas: a Necrologia, bioestratinomia e diagênese.

No processo necrológico é estudado a parte da morte e decomposição do um organismo. Então é observado como organismo morreu, se foi uma morte rápida, se foi morte de uma população, etc.

O processo de bioestratinomia está relacionado com o que acontece com o fóssil do momento da morte até antes do soterramento final. Estão é observado as modificações que um fóssil pode sofrer e o que pode ser causado as modificações. Dentro das possíveis causas para o modificação do fóssil está o transporte, a reorientação, a desarticulação, a fragmentação, a corrosão, as ações do intemperismo, etc.

Por fim, a diagênese vai estudar o que acontece com o fóssil após o soterramento final. 

Um fóssil pode ser totalmente conservado ou parcialmente conservado. Alguns fatores que podem favorecer a melhor conservação dos fósseis, entre ele está: soterramento rápido, ausência de decompositores, composição química e estrutural do fóssil, modo de vida do organismo e as condições químicas do ambiente. 

Se quiser conhecer mais sobre a tafonomia, ouça o podcast que sugerimos : https://open.spotify.com/episode/5egegFPqpklYSomrj5Aeqj?si=e13ZHV4ERyyKA8w2oeRj-Q&utm_source=whatsapp 

Além disso, temos um post que fala exclusivamente sobre os tipos de conservação. 




Comentários

Postagens mais visitadas