Ordoviciano

Seguindo nossos posts sobre o Tempo geológico e seus acontecimentos, hoje vamos falar do Período Ordoviciano. Esse período é  segundo da Era Paleozoica e nele várias coisas acontecem. Quer saber mais?! Se liga:

Período Ordoviciano: 485 - 433 milhões de anos. 

Nesse período ocorreu o Primeiro grande evento de extinção do Fanerozóico. Ocorre um resfriamento global e muita coisa morre. Surgem os 1ºs Gnatostomados que são os peixes com mandíbula; surgem também os briozoários.

Nos oceanos há muitos Recifes com a presença de corais tabulados e rugosos e nematoides, esponjas e estromatoporóides.

Os nematoides vivem uma parte da vida na terra e com isso temos a primeira tentativa de colonizar o ambiente terrestre. 

Os 1ºs vertebrados surgem e tem esqueleto cartilaginosos; Surgimento da mandíbula. Fortalecimento das barras de cartilagem entre as fendas branquiais.

Aparecem as nematófitas – plantas com pelo menos parte do ciclo de vida em ambiente terrestre. Divisão Nematophyta (Ordoviciano - Devoniano). Sem afinidade conhecida. Com hábitos (Terrestre em pelo menos uma parte do ciclo de vida; presença de pelos e cutículas). No final do período ocorre um Grande evento de extinção onde cerca de 85% das espécies morrem. 

Extinção em massa do Ordoviciano - Siluriano. 

No final do período acontece uma grande extinção onde cerca 85% das espécies. + de 100 famílias de invertebrados; ⅓ das famílias de braquiópodes e briozoários; Trilobitas (some grande parte das espécies); Corais, equinodermos e moluscos. Todos esses organismos são extintos. 

Como Causa temos 2 pulsos de extinção:

  • Glaciação do Gondwana. 1 - acúmulo de gelo: diminui o nível do mar e cai temperatura (competição - morrem por terem pouco espaços). 
  • 2 - Aquecimento climático e elevação de nível do mar (falta de O2 na água; água sem O2 é jogada em cima da água oxigenada e por isso eles morrem afogados. As mudanças drásticas de nível do mar não permitiram a adaptação de diversas espécies marinhas, que vieram a perecer.



Comentários

Postagens mais visitadas