Devoniano

Seguindo nosso cronograma do tempo geológico, hoje vamos tratar do Período Siluriano. Lembrando que ainda estamos na Era Paleozoica. 

Período Devoniano: 419 - 358 milhões de anos 

O Devoniano é também chamado de idade dos peixes, isso porque os peixes se desenvolvera muito desse período. Mas muitas outras coisas importantes também, então vem com a gente e se liga nesse período.

Surgiram os 1ºs Anfíbios e insetos (não voa). Sobre as plantas, surgem as esquizófitas, as filicopsidas, as progimnospermas e as pteridospermofitas; além disso, surgem as sementes e com isso temos as 1ªs florestas multi estratificadas (vários tamanhos).

No final do período, ocorre a segunda grande extinção do Fanerozóico.

Nesse Período temos um acontecimento importante que é a origem dos tetrápodes; eles são importantes pois são os animais que saem do ambiente aquático e lá na frente vão dar origem aos mamíferos, por exemplo. Eles apresentavam algumas características que permitiam sua vida fora da água como: suporte (corpo e órgãos internos) que permitia a locomoção; caixa torácica grande e forte; têm cintura escapular; pescoço era amortecedor e ajudava na movimentação da cabeça. Eles comiam artrópodes e peixes. Sua respiração era costal ou bombeamento bucal. Seu sistema sensorial consistia em olhos, eram basicamente surdos, provavelmente tinham olfatos. Para manter o equilíbrio osmótico iam e voltavam da água, tinham escama e placa dérmica. A Reprodução ainda acontecia na água. Algumas Vantagens para essa saída da água é: Fonte nova e inexplorada de alimentos e Fugir de predadores. 

Paisagem do Devoniano Inicial: planta pequena com artrópodes andando no meio. Plantas eram proteção, não serviam como alimento para animais. 

Paisagem do Devoniano final: Reprodução por esporo; locais úmidos, tinha incêndio florestal; floresta de vários tamanhos.

Extinção do Devoniano: 70% das espécies marinhas. Principalmente construtores de recifes e placodermos; cefalópodes, Braquiópodes, Trilobitas, Crinoides, Ostracodermos. Se extinguiram animais de águas rasas e quentes principalmente (água tropicais). Algumas fauna ficam restritas ao equador. Perda maior de diversidade em regiões tropicais e águas marinhas rasas. 

Causa: Crise biótica - Mudança nos níveis dos mares e anoxia. Dispersão das plantas terrestres e organismos - formação de solos e intemperismo químico - mais nutrientes levados aos mares. Remoção do CO2 atmosférico - resfriamento global. Anoxia.

Com o aumento de plantas, houve maior captação de CO2 o que levou a queda de temperatura, animais migram para as águas rasas quentes da linha de equador, briga por alimento e espaço. A água congela e regride causando diminuição de espaço; ocorreu anoxia dos oceanos (morre mais animais). Quando o planeta aquece a água volta e mata mais animais. 




Comentários

Postagens mais visitadas