Permiano

Chegamos ao último Período da Era Paleozoica. Curioso pra saber tudo que aconteceu?! Então vem com a gente pra saber!

Período Permiano: 298 - 252 milhões de anos. 

Nesse período acontece o MAIOR evento de extinção global de todos os tempos. Isso porque há uma mudança na correntes marinhas e nas correntes de ar. Aumenta a temperatura e não chove no interior do continente o que leva a um cenário de muita seca. Mas muitas outras coisas acontecem, se liga!

Ocorre a evolução e expansão dos artrópodes herbívoros. Os tetrápodes herbívoros são abundantes e diversos. Há uma ampla expansão das gimnospermas. Aparecem os primeiros insetos sugadores de sangue (chatos e desnecessários). Os artrópodes e vertebrados herbívoros se tornam abundantes e diversificados. Os trilobitas são extintos no final do período (coitados). Aparecem os cinodontes.

A flora de Glossopteris, animais marinhos, como braquiópodes e equinodermos, sofrem bastante. Os corais tabulados e rugosos são extintos. 

Invertebrados terrestres: evolução e expansão dos Hemipteras e besouro. Phaneropteridae - sugadores de sangue. Evolução e expansão dos herbívoros (consegue encolher as asas). Ontogenia holometabólica (muda a competição e ajuda com predadores). 

Vertebrados terrestres do Permiano Inicial: carnívoros, insectívoros, onívoros e herbívoros. Tetrápodos herbívoros  abundantes e diversos. Surgem planadores.

Gimnospermas: Ginkgophyta (Permiano - recente).

Extinção do final do Permiano: maior das extinções. Extinção de corais rugosos e tabulados, trilobitas, Acanthodii e Pelycosauria. Faixas tropicais e subtropicais - bosques de samambaias, licófitas e coníferas; latitudes altas sulinas - flora de Glossopteris.  Diminuição de equinodermos, briozoários, braquiópodes, ammoides, insetos, tubarões e Osteichthyes.  Desaparecimento de 80-90% das espécies. Causa: estopim - formação da Pangea. 1 - destruição das margens continentais. 2 - Regressão marinha. 3 - Oxidação. 4 - Mudança dos padrões de circulação. Siberian traps - derrame basáltico (7 milhões de km e 6000 m de espessura). 1º gases na atmosfera e 2º aquecimento e efeito estufa. 



Comentários

Postagens mais visitadas